Uma questão que surge frequentemente é quem suporta o fardo dos canos entupidos entre o proprietário e o inquilino. Porém, a resposta a esta pergunta ainda não está pronta, ainda é preciso saber que tubo é e com que tipo de plugue estamos lidando. Para isso, muitas vezes é preferível recorrer a uma desentupidora profissional que fará a passagem da câmera para determinar a origem do plugue. Em qualquer caso, o princípio é que os custos serão suportados pelo inquilino se o tubo obstruído não prejudicar a instalação.

Custos da desentupidora a pagar pelo inquilino ou proprietário, conforme o caso

Do ponto de vista da lei, a responsabilidade das tubulações entupidas volta para o locatário, pois não se trata de obra consequente. O desentupimento é considerado uma manutenção ou pequenas reparações. Assim, se alugar uma moradia individual ou apartamento, os custos do desentupimento serão da sua responsabilidade, visto que é o responsável pela utilização do equipamento. Dependendo do tipo de contrato de seguro residencial que você assinou, você poderá obter o reembolso no caso de um tubo entupido.

Vocês são novos ocupantes?

Se você acabou de se mudar e percebe um escoamento lento devido ao acúmulo de resíduos orgânicos, os custos podem ser cobrados dos ocupantes anteriores. Nesse caso, é melhor falar com o proprietário imediatamente, que pode ser o responsável pelo pagamento dos custos.

A estrutura dos tubos está defeituosa

Se a estrutura do encanamento for a causa do entupimento, neste caso, os custos da intervenção serão suportados pelo proprietário-locador. No entanto, é importante conseguir provar que a falha realmente vem da instalação.

Caso de habitação coletiva

Se você mora junto com outros ocupantes, o ônus do desentupimento será dividido entre os diferentes coproprietários se o entupimento se referir às áreas comuns.

Casos frequentes de canos entupidos

Aqui estão os casos mais comuns de tubos bloqueados e quem arcará com os custos.

Canos entupidos na pia, chuveiro e banheiro

O custo de desentupimento dessas tubulações é, em princípio, responsabilidade do locatário. Porém, há uma exceção, especialmente se o problema for o resultado do projeto dos tubos. Isso pode ser, por exemplo, uma quebra, um contra-declive ou uma conexão ruim .

Canos entupidos entre a casa e o esgoto

Para esses casos, o princípio permanece sempre o mesmo. Os custos serão suportados pelo inquilino, a menos que provar a culpa com a instalação .

Canos bloqueados por lenços

O inquilino da casa é sempre responsável pelo bom ou mau uso das instalações sanitárias e, portanto, também pelas suas evacuações. Assim, ele se encarregará do resultado do mau comportamento que lhe está na origem. Este é particularmente o caso quando se joga lenços ou fraldas no sistema de descarte. Isso também afeta os resíduos de alimentos e óleos de cozinha que chegam ao sistema de esgoto, causando congestionamento.

Caso de água residual muito calcária ou água da chuva

Nesta situação, existem duas possibilidades. A situação pode variar visto que o aluguel pode ser recente ou já dura vários anos.

  • Locação recente:

Se, ao entrar na sala, o novo ocupante perceber um bloqueio no fluxo de águas residuais devido à presença de incrustações e calcário, ele deve discutir isso o mais rápido possível com o proprietário. É particularmente importante informá-lo que a ficha se deve a uma falta de manutenção. Na verdade, o proprietário é obrigado a fornecer acomodação e equipamento em boas condições. Portanto, arcará com os custos de limpeza da rede.

  • Locação não recente:

Consideraremos que o aluguel não é recente quando as instalações estão ocupadas há vários anos. Neste caso, a limpeza e manutenção da tubulação ficarão a cargo do arrendatário responsável pela mesma. Portanto, ele suportará o fardo.

Canos entupidos nas áreas comuns de um edifício ou subdivisão

Caso ocorra a situação, a melhor solução é entrar em contato com o gestor do condomínio que se encarregará da obra necessária. Em caso de não resposta, por exemplo durante os finais de semana ou feriados, o inquilino pode adiantar os custos relacionados com a intervenção de descongestionamento. Ele pode então ser reembolsado pelo proprietário ou pelo administrador pela fatura e o relatório da intervenção.

Como fazer a manutenção adequada dos tubos para evitar entupimentos?

Os entupimentos não são totalmente evitáveis, mas, ao adotarmos bons hábitos, podemos limitar os riscos de seu aparecimento. Se você é inquilino de uma casa, manter bem os encanamentos permitirá que você limite suas despesas relacionadas à desobstrução. Aqui estão algumas coisas que você deve lembrar para evitar ter que lidar com tubos bloqueados:

  • Não permita que cabelo ou cerdas entrem em seus canos. Você pode colocar uma peneira no ralo, caso contrário, livre-se de todos os detritos após cada banho.
  • Evite esvaziar panelas e pratos na pia e jogue todos os resíduos no lixo. Como manutenção, você pode despejar regularmente água fervente na pia após lavar a louça.
  • Evite jogar seus produtos de higiene no vaso sanitário.

Um truque para evitar entupimentos também é despejar uma mistura de bicarbonato de sódio e vinagre branco no ralo. Ao desinfetar a rede, será possível limpá-la. As técnicas de sal, refrigerante e água fervente também funcionam bem.

Para uma solução profissional e rápida entre em contato conosco e resolveremos seu problema. Fale com a Coppi Desentupidora.

Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?